proposta pedagógica
A DANÇA NO CONTEXTO
A 'Dança no Contexto' é a proposta pedagógica criada e desenvolvida por Isabel Marques em seu trabalho de doutorado defendido na Faculdade de Educação da USP. A proposta da 'Dança no Contexto' agrega valores da Educação no campo da Arte ao mesmo tempo que propõe que as ações artísticas sejam permeadas e revestidas por pressupostos da Educação. Isabel Marques propõe um processo artístico educativo a partir da formação de uma rede de textos que envolve contextos sociais, afetivos e estéticos, dando ênfase às múltiplas perspectivas envolvidas numa ação educacional na contemporaneidade. A 'Dança no Contexto' pressupõe diálogos entre a linguagem da dança, o contexto em que ela está sendo aprendida/ensinada e a diversidade das relações implicadas pelos atores do ensino-aprendizagem, propondo alternativas para que a educação possa acrescentar mais uma possibilidade de experienciar a arte, o corpo, o tempo e o espaço contemporâneos. Parindo da Dança, a proposta pedagógica de Isabel Marques ampliou-se como possibilidade de atuação para o ensino de Arte e estudo/educação das diversas linguagens artísticas.
A 'Dança no Contexto' é a proposta pedagógica criada e desenvolvida por Isabel Marques em seu trabalho de doutorado defendido na Faculdade de Educação da USP. A proposta da 'Dança no Contexto' agrega valores da Educação no campo da Arte ao mesmo tempo que propõe que as ações artísticas sejam permeadas e revestidas por pressupostos da Educação. Isabel Marques propõe um processo artístico educativo a partir da formação de uma rede de textos que envolve contextos sociais, afetivos e estéticos, dando ênfase às múltiplas perspectivas envolvidas numa ação educacional na contemporaneidade. A 'Dança no Contexto' pressupõe diálogos entre a linguagem da dança, o contexto em que ela está sendo aprendida/ensinada e a diversidade das relações implicadas pelos atores do ensino-aprendizagem, propondo alternativas para que a educação possa acrescentar mais uma possibilidade de experienciar a arte, o corpo, o tempo e o espaço contemporâneos. Parindo da Dança, a proposta pedagógica de Isabel Marques ampliou-se como possibilidade de atuação para o ensino de Arte e estudo/educação das diversas linguagens artísticas.
composição e criação
leitura da arte
dança e arte
para todos os corpos
preparo para criação
experimentação estruturada
partilha de criação
reflexão em movimento
jogos de criação
experimentos individuais
leitura de contextos
reflexão teórica
percepção de linguagem
orientação de pesquisa
investigação em grupo