projeto Capital Social - Formação Caleidos

Ir para o conteúdo
       
CAPITAL SOCIAL  projeto do Caleidos Cia contemplado na 27ª edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

Capital Social, foco do projeto,  é um conceito que pertence à contabilidade e à sociologia. Em uma sociedade cada vez mais regida pelo universo do contábil, o conceito migrou destes campos para a fala comum e atualmente é uma espécie de mercadoria a ser negociada nas interações sociais.

Para a contabilidade, Capital Social é o valor financeiro investido pelos sócios na abertura de uma empresa; é o valor inicial da empresa. Para Pierre Bourdieu, pensador francês que delimitou o termo para a sociologia, Capital Social é uma categoria do Capital. É um tipo de valor ligado ao indivíduo ou à sua classe social que se relaciona diretamente com a reprodução do sistema ou com a hipótese de mobilidade social.
Para Bourdieu, Capital é poder e se expressa numa tipologia com três categorias: capital econômico, capital social e capital cultural.

Em nossa sociedade, conforme a vivemos nesse início de século - regida pelos mercados, tendo como ideal de vida o dinheiro, medida pelo desempenho individual, ameaçada pela depressão e pelo cansaço, guiada por coaches e livros de autoajuda financeira - Capital Social se torna o mote de interesses econômicos travestido de relações sociais.

O afeto perde espaço para o lucro e o capital se apropria das relações. Investigar por meio da dança as dinâmicas, conexões e reações corporais dessa realidade é a proposta do Caleidos Cia para dois anos de trabalho e comemorar seus 25 anos de atuação.


este projeto prevê:

- 2 espetáculos
- 18 apresentações
- 4 residências artísticas
- 4 trabalhos dos residentes
- 4 intervenções urbanas
- 6 rodas de conversa
- 4 workshops
- 128 horas de curso de formação
- 1 publicação comemorativa
- 8 performances formativas
- 2 eventos de poesia
- 44 artistas envolvidos

conheça ações já realizadas
             

SALA DE VISITA – residência artística no Caleidos Cia
Receber artistas/docentes visitantes no Caleidos Cia. para realização de diálogos e trabalhos artísticos em partilha de saberes com o público em geral. Agregar diferentes artistas de diferentes linguagens para construir junto aos artistas do Caleidos Cia e o público uma gama potente de saberes e fazeres. Serão quatro visitantes, cada um de uma área artística compartilhando ideias e saberes com o público. Cada SALA DE VISITA trará uma área de conhecimento e princípios de ação específicos de suas epistemologias, são elas: o Teatro Documentário, a Educomunicação, o Jogo Teatral e a Videodança. As SALAS DE VISITA visam a formar novas redes de relações e ampliar o escopo da dança trabalhada pelo Caleidos Cia, proporcionando a todos os envolvidos outros modos de conceber, criar, fazer e pensar a arte da dança a partir de interlocuções com outras áreas de conhecimento e criação.

Fundada por Isabel Marques em 1996, e codirigida por Fábio Brazil desde 1998, o Caleidos Cia. de Dança desenvolve trabalho cênico nas interfaces entre a dança e a educação. Pautada pela investigação sobre a interatividade na dança contemporânea, o Caleidos pesquisa as relações entre a dança, a poesia e o jogo cênico, dialogando com os princípios de Rudolf Laban e Paulo Freire.
Em seus 23 anos, produziu 25 espetáculos em duas linhas de trabalho: a lúdica, que propõe jogos de dançar para todos os corpos e a linha crítica, pautada em reflexões sobre direitos humanos e cidadania. Apresentou-se em diversos estados do Brasil e no exterior, dialogando com públicos de diversas idades e culturas corporais

JOGOS TEATRAIS:
encenação como
prática pedagógica

- Joaquim Gama -

Em maio de 2022 o Caleidos Cia recebe Joaquim Gama, diretor e pedagogo teatral,  para residência artística e oferece curso gratuito de Jogos Teatrais  para profissionais da educação, da cena e interessados em geral. Este curso é parte integrante do projeto Capital Social, do Caleidos Cia de Dança, contemplado pela 27ª Edição do Programa de Fomento à Dança Para a Cidade de São Paulo.
 
O curso "JOGOS TEATRAIS: encenação como prática pedagógica" , aborda de maneira teórica e prática os elementos que caracterizam o Jogo Teatral em cena e suas possibilidades de educação em cena e para a cena, estimulando as mais diversas possibilidades de exploração no ambiente da arte e na educação. Jogar, jogar e jogar para investigar as relações lúdicas, criadoras e poéticas entre o jogo e o teatro. Leitura de imagem, jogos teatrais e a encenação são os dispositivos que conduzirão as propostas dos encontros. Além dos momentos de prática e reflexão, o curso oferece também uma apresentação de trabalho realizado pelo residente e um momento de compartilhamento dos trabalhos produzidos pelos participantes em processo de construção cênica em ambiente virtual.
 
Sobre o convidado-residente:
Joaquim Gama, Artista e Pedagogo Teatral. Nos últimos anos dirigiu os seguintes espetáculos: Antônia, de Carlos Hee e Passeio aos Domingos, de Thiago Cavalcante Maciel da Silva. Autor de inúmeros artigos e do livro "Alegoria em jogo - a encenação como prática pedagógica", Editora Perspectiva, SP. Coordenador Pedagógico da SP Escola de Teatro. Pós-Doc, com pesquisas em processos de criação voltadas à descolonização do currículo - ECA/USP.

Ensino de Dança HOJE
curso online
gratuito
- Isabel Marques -

Curso ENSINO DE DANÇA HOJE.  Intensivo Online no Projeto Capital Social.
Esse curso é uma revisita à Proposta Pedagógica da Dança no Contexto (PPDC) criada por Isabel Marques em 1996 (USP/96) e desde então desenvolvida em
livros e palestras, cursos livres e regulares, assessorias a escolas e Secretarias e discutida nos Cursos Universitários de dança do Brasil e do Exterior.
Dois módulos gratuitos :
1- Novos Contextos (ensino de dança hoje) (4 encontros / maio )
2- Rede de Textos (tecendo dança em rede) (4 encontros / junho)

saber mais sobre o curso   

inscrever-se   






inscrição

LABAN NO CONTEXTO
- residência: JOGO EM CENA -
julho
com Isabel Marques e Fábio Brazil

LABAN NO CONTEXTO: o jogo em cena. Curso intensivo no Projeto Capital Social
Mergulho nos jogos de criação desenvolvidos pelo Caleidos Cia para criarmos uma experiência cênica que será compartilhada com o público ao final da semana. As bases coreológicas de cada jogo e proposta de desenvolvimentos dramatúrgicos
LABAN NO CONTEXTO, intensivo presencial em julho 2022  

DOCENTES: Isabel Marques, Fábio Brazil e convidadas
CARGA HORÁRIA TOTAL: 30 horas
INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ DIA 31 DE MAIO.

saber mais sobre o curso
e inscrever-se  

É doutorando e Mestre (2016) em Artes pela ECA/USP, especialista em Mídias na Educação pelo MEC (2013), licenciado em Educomunicação pela ECA/USP (2016) e radialista graduado pela Universidade São Judas Tadeu (2002). Atua como Educomunicador, Arte/Educador e Fotógrafo.

Artista da Danca, diretor da Cia Etc, sediada no Recife desde 2000 com criações e pesquisas em dança e videodança. Formação acadêmica em Comunicação Social (Jornalismo), pela UFS, especialização em Dança pela Faculdade Angel Vianna/Compassos Cia. de Danças.

apresentação de Marcelo Soler no ENCONTRO da Sala de Visita. Histórico e protocolos de criação da Cia. Teatro Documentário

apresentação de Marcelo Sena e Filipe Marcena no ENCONTRO da Sala de Visita. Histórico e protocolos de criação da Cia. Etc.

apresentação de Maurício Virgulino no ENCONTRO da Sala de Visita. Princípios e práticas da Educomunicação.

apresentação de Wesley Lins no ENCONTRO da Sala de Visita. Histórico e protocolos de criação do Teatro do Oprimido

Vigília. FORTUNA: isto não é um espetáculo de dança

FORTUNA
espetácilo do Caleidos Cia

conhecer outros cursos e atividades do
 

CUIDADO! - videopartilha Caleidos Cia.
Microsódio Nº6

vídeos produzidos no PERCURSO da Sala de Visita com a Cia Etc

Ciclo de encontros:
Dança Educação e Direitos Humanos
três cursos para pensar o ensino de dança na perspectiva dos Direitos Humanos.

COREÔ online - apresentação do Caleidos Cia Compartilhamento de finalização dos cursos Dança Educação e Direitos Humanos

    realização

Voltar para o conteúdo